Desde o mês de dezembro, o projeto Profissão Catador ampliou os serviços de recolhimento de materiais recicláveis. O projeto que tem a realização da Agência Start, Inatecsocial, Unicruz, Prefeitura de Cruz Alta e CONDEMA, passou a atender oito bairros.
A coleta era realizada no bairro Ferroviário e Bonini I. Com a expansão passou a ser realizada nos bairros Conceição, Bonini II, Jardim América Vila Hilda, Bairro Central e região do centro. Mais de 25 toneladas de materiais recicláveis foram coletadas desde o início do projeto.
Segundo o Coordenador de Meio Ambiente de Cruz Alta, Diones Silveira, até o momento os moradores do Bairro Conceição são os que mais encaminham materiais recicláveis para os catadores na coleta seletiva. A comunidade está aderindo ao porta a porta, porém a menor demanda de resíduos encaminhadas para os catadores na coleta é na região central da cidade aonde não tem containers afirma ele.
O coordenador ainda ressalta a importância da coleta para geração de renda dos catadores: antes da ampliação da coleta, cada uma das quatro associações de catadores realizava uma carga mensal fechada de caminhão de grande porte. Após a ampliação, cada associação está encaminhando duas cargas e meia ao mês. Por isso é importante que a comunidade faça o descarte correto, pois além de beneficiar os catadores e o meio ambiente, o município reduz suas despesas com o peso da demanda oriunda da coleta comum.
Confira os dias em que o caminhão da Coleta Seletiva passará em cada bairro:
Segunda à tarde: Bonini 1 e Conceição
Terça de manhã: Bonini 2 e Jardim América
Terça à tarde: Ferroviário
Quinta de manhã: Vila Hilda e Bairro Central
Quinta à tarde: Centro
Da Redação: Djovana Souza Acadêmica de Jornalismo Unicruz.