funeraria

'Salgado Filho precisa de ação imediata', diz ministro do TCU; Vital quer viabilizar um reequilíbrio financeiro na concessão do aeroporto

.

Por Redação em 15/05/2024 às 10:59:40
Aeroporto tem 3 andares e só o térreo foi atingido. Porém, o impacto da água, que passou por cima do sistema da bacia de detenção - que funciona como proteção a alagamentos -, atingiu cabos de telefonia, internet e equipamentos feitos sob medida para o aeroporto, como esteiras, monitores e balanças. Aeroporto Internacional Salgado Filho alagado em Porto Alegre

Mauricio Tonetto/Secom-RS

O Ministro do Tribunal de Contas da União, Vital do Rêgo Filho, disse ao Em Ponto, jornal da Globonews, que o TCU vai estudar o reequilíbrio financeiro no contrato de concessão do aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, impactado pelos desastres ocorridos no Rio Grande do Sul.

Para o ministro, o reequilíbrio é necessário para que a Fraport, concessionária alemã que administra o aeroporto, consiga ter recurso financeiro suficiente para investir na reconstrução do local.

O prédio de 3 andares teve o térreo completamente atingido. O impacto da água passou por cima do sistema da bacia de detenção – que funciona como proteção a alagamentos –, atingiu cabos de telefonia, internet e equipamentos feitos sob medida para o aeroporto, como esteiras, monitores e balanças.

"[Vamos trabalhar] junto com a Secretaria Nacional e o Ministério de Portos e Aeroportos para viabilizar um reequilíbrio econômico e financeiro para essa concessão [...] [O local] precisa de uma ação imediata".

Para Rêgo filho, é esperado que a Fraport tenha uma segurança jurídica para fazer as intervenções necessárias "para viabilizar um novo fluxo". Nas palavras do ministro, há toda uma serra gaúcha que precisa do local para desenvolver o turismo já consagrado no Brasil.

A Colunista Ana Flor confirmou na tarde de terça-feira (14) com a Fraport que o aeroporto deve pedir mais 90 dias de interdição das operações aéreas no terminal internacional. A expectativa é que reabra somente em setembro.

O Fantástico teve acesso a partes internas do local, que antes era cheio de vida e movimento e, agora, é um ambiente desolador, onde só é possível chegar de barco.

Aeroporto de Porto Alegre fechado por tempo indeterminado: veja como está o local com o Fantástico

"O salgado filho está com um 1,5 metros [de água]. Há uma expectativa de dois meses, três meses, da água abaixar, [mas] é algo muito incerto. Ninguém sabe como ficará aquela pista depois da água abaixar", ressaltou o ministro do TCU.
Comunicar erro

Comentários

Acompanhantes em Goiania