funeraria

É #FAKE vídeo que mostra abrigo de gatos resgatados no Rio Grande do Sul

.

Por Redação em 14/05/2024 às 16:46:30
Imagens dos animais dormindo amontoados estão circulando pela internet indicando que eles foram resgatados na tragédia. Porém, o vídeo é antigo e foi postado por diferentes perfis antes mesmo das enchentes no estado. É #Fake vídeo que mostra abrigo de gatos resgatados das enchentes no Rio Grande do Sul

Arte/g1

Um vídeo de um suposto abrigo de gatos resgatados nas enchentes do Rio Grande do Sul circula pela internet em diferentes redes socias com legendas como "gatinhos resgatados no Rio Grande do Sul", "Olha quantos gatinhos foram resgatados na inundação do Rio Grande RS".

A publicação #É FAKE.

selo fake

g1

Através da busca reversa do vídeo, foram encontradas diferentes postagens com o mesmo conteúdo feitas há meses. Um perfil indonésio no Instagram dedicado a gatos já havia compartilhado o as imagens em janeiro deste ano. Ou seja: não há relação com a tragédia que afeta o Rio Grande do Sul.

A plataforma de vídeos VK também tem a mesma publicação feita há cinco meses. Já no TikTok, o registro foi compartilhado no dia 20 de março.

Um outro perfil no Instagram compartilhou o mesmo vídeo no dia 4 de abril pedindo doações para os animais, alegando que a comida havia acabado.

As chuvas no Rio Grande do Sul começaram no final de abril.

Apesar da orgem das imagens não ter sido encontrada, o mesmo vídeo já havia sido compartilhado antes do início das cheias no RS. Por isso, o vídeo não mostra o abrigo de animais resgatados na tragédia.

LEIA TAMBÉM:

É #FAKE que ministério só aceite doação internacional de bens usados para o Rio Grande do Sul

É #FAKE que vídeo mostre descarte de alimentos doados para vítimas dos temporais no RS

É #FAKE que vídeo mostre agressão a prefeito de Canoas em ginásio no Rio Grande do Sul

Fato ou Fake explica:

VEJA outras checagens feitas pela equipe do FATO ou FAKE

Adicione nosso número de WhatsApp +55 (21) 97305-9827 (após adicionar o número, mande uma saudação para ser inscrito)

*Sob supervisão de Ricardo Gallo
Comunicar erro

Comentários

Acompanhantes em Goiania