Temporal que atinge o estado do Sul nesta semana já deixou 13 mortos e 21 desaparecidos. Terceiro helicóptero do Cavex de Taubaté decola para auxiliar no resgate de vítimas da chuva no RS
Divulgação/Comando de Aviação do Exército
Mais um helicóptero do Comando de Aviação do Exército (CAvEx) de Taubaté (SP) decolou rumo ao Rio Grande do Sul para auxiliar na operação de resgate às vítimas do temporal que atinge o estado nesta semana.
? Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
As chuvas que caem sobre o estado do Sul do país desde segunda-feira (29) já deixaram 13 mortos, 21 desaparecidos e expulsaram 8,3 mil pessoas de casa - leia mais detalhes abaixo.
Essa é a terceira aeronave do CAvEx, localizado no interior de São Paulo, que decola rumo ao Sul nesta semana. O helicóptero que chega ao RS nesta quinta-feira (2) é um Fennec.
De acordo com o CAvEx, o modelo será usado para reconhecimento de locais atingidos e localização de vítimas. O helicóptero conta ainda com um equipamento chamado 'Olho da Águia' - uma câmera instalada na parte inferior e usada para captar imagens.
A aeronave deixou Taubaté por volta das 9h30 e se junta a outros dois helicópteros do 2º Batalhão de Aviação do Exército (BAvEx) na operação.
Militares do Cavex vão fazer buscas por desaparecidos após temporal no RS
Os dois primeiros, que chegaram na quarta-feira (2), são do modelo Pantera K2, que contam com tripulação de 16 militares. Entre eles estão integrantes do grupo de Busca e Salvamento da Aviação do Exército.
Ainda segundo o CAvEx, os militares vão atuar na busca de pessoas ilhadas e auxiliar na localização de desaparecidos e resgate de vítimas.
Helicópteros do Cavex de Taubaté vão auxiliar em resgate às vítimas de temporal no Rio Grande do Sul
Tenente Luara Leimig
As buscas vão ser realizadas durante os períodos do dia e da noite, já que os helicópteros contam com Óculos de Visão Noturna (OVNs). O equipamento permite voo noturno com baixa luminosidade e pouso em áreas não preparadas.
Helicópteros do Cavex de Taubaté vão auxiliar em resgate às vítimas de temporal no Rio Grande do Sul
Tenente Luara Leimig
Chuvas no Rio Grande do Sul
Subiu para 13 o número de vítimas em decorrência dos temporais que atingem o Rio Grande do Sul desde a segunda-feira (29). De acordo com balanço da Defesa Civil divulgado na manhã desta quinta (2), as três últimas mortes foram confirmadas em Santa Maria (duas pessoas) e São João do Polesine, todas na Região Central do RS.
O levantamento aponta ainda que 21 pessoas seguem desaparecidas. Ao todo, 134 cidades registraram transtornos, como inundações, quedas de barreiras e deslizamentos de terra. As áreas mais atingidas são as regiões Central, dos Vales, Serra e Metropolitana de Porto Alegre.
Carro é coberto pela enchente na cidade de Encantado, no Rio Grande do Sul
Diego Vara/Reuters
Conforme o boletim, 44,6 mil pessoas foram atingidas pelos efeitos do mau tempo. São 8,3 mil moradores fora de casa. São 3.079 em abrigos e 5.257 desalojados (na casa de familiares ou amigos).
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mantém alerta vermelho sobre parte do RS até às 15h desta quinta. A previsão do tempo indica chuvas fortes, com queda de granizo, ventos intensos e descargas elétricas.
Água invade estrada na região de Teutônia
Reprodução/RBS TV
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina